Image Map

23 agosto 2011

Cabelo Afro: Cuidados Especiais ...


Domar os cabelos afro e deixá-los com cachos definidos no dia a dia é uma tarefa árdua. Muitas mulheres que exibem lindas madeixas crespas dedicam até uma hora todos os dias a tratamentos capilares. Apesar de a rotina ser cansativa, os resultados que esses cuidados trazem valem a pena: fios com saúde, caimento bonito, brilho e personalidade. Além disso, com a ditadura do liso ultrapassada, cada vez mais afro-brasileiras assumem o seu cabelo.    


                                    

Para conquistar um cabelo cacheado de dar inveja, o primeiro mandamento, é não encará-lo como resistente. "Esses fios, na maioria das vezes, têm fibra frágil. Muita gente de cabelo étnico parte para alisamento achando que nada vai acontecer, acreditando que seu cabelo vai resistir a produtos muito fortes, mas isso não é verdade", alerta o cabeleireiro Bruno Barros.

Atenção na hora de escolher o produto que vai usar. Uma dica é utilizar primeiro um mais fraco. Depois de avaliar o resultado, se chegar à conclusão de que precisa de algo mais forte, mude.

A maioria das madeixas enroladas tem dificuldade de fazer a oleosidade chegar até as pontas. Por isso, ficam secas, criando o famoso frizz. Para unir os fios ressecados e tirar essa aparência de mal tratado, é preciso usar um creme sem enxágue, apenas na camada superior, sem empastar muito o cabelo.

Se quiser unir as ondas, formando uma espécie de mola, a recomendação é usar um ativador de cachos. Para potencializar o efeito, coloque uma boa quantidade de produto na mão, espalhe por toda a extensão dos cabelos, menos na raiz, e amasse bastante os fios em direção ao couro cabeludo, ou ainda seque com um difusor!

Um xampu voltado para esse tipo de fio atua nas regiões em que a água não penetra. Quando for desembaraçar os fios, é preciso ir com calma. Se usar muita força, vai quebrar os fios. 

Seguindo essas recomendações do cabeleleiro Barros, quem tem cabelos afro também pode colorir os fios. O ideal é utilizar tinturas sem amônia. "A única preocupação é em relação ao alisamento que, em regra, não combina com coloração. Quando se clareia os cabelos, os danos ficam mais evidentes. Então, ou é lisa ou é loira", restringe o cabeleireiro. 


                                 


Nenhum comentário: