03 agosto 2011

Fique em Paz Com a TPM

A Síndrome da Tensão Pré-Menstrual chega para virar do avesso o corpo e a cabeça da mulher, que só se vê livre do inchaço, da dor de cabeça e da irritação (muitas vezes insuportável para si mesma e para as outras pessoas) quando a menstruação, finalmente, começa.


Cerca de 400 vezes durante a vida, o organismo feminino se mobiliza para gerar uma criança. A taxa de hormônios sobe, ocorre a ovulação e o útero fica pronto para receber o óvulo fecundado. “Se a fecundação não acontece, os índices hormonais caem de repente.

Os principais sintomas da TPM são:
Cólicas abdominais (causadas pela contração do útero), fadiga, urticária, irritabilidade, isolamento social, depressão, ansiedade, insônia, baixa auto-estima, dores para todo lado, baixo desejo sexual, hiperreatividade emocional (briga com filhos, marido, cabelo, geladeira, esmalte, meia-calça…), problemas de memória, dificuldade de concentração, incapacidade para terminar tarefas, náuseas e alterações do apetite. Basicamente a loka né??!! rsrsrsrs



Confira o Top10 com as dicas mais originais e criativas para aliviar esses incômodos:
  1. Paz de espírito e bom humor.
  2. Tomar muitos líquidos por dia (água, sucos naturais e chás).
  3. Evitar produtos com cafeína e diminuir o consumo de sal.
  4. Comer muito chocolate e tomar leite com canela.
  5. Fazer exercícios físicos regularmente, principalmente abdominais.
  6. Se distrair é uma ótima opção: ir ao shopping, sair com as amigas, fazer compras, o importante é não pensar nos sintomas!
  7. Liberar as emoções de forma saudável e sempre que possível!
  8. Consumir contraceptivos de uso contínuo ou tomar pílula de 21 dias, mas antes disso consulte um ginecologista de sua confiança.
  9. Ficar quietinha, deitada e se aquecer o máximo que puder, não tem nada melhor!
  10. Uma boa noite de sono também ajuda! 

Além disso, alguns cuidados com o corpo, orientados por medicina chinesa, práticas de automassagem, aromaterapia, fitoterapia e florais, ajudam muito a ter mais disposição e equilíbrio nesse período. 
 
 
Automassagem
O shiatsu é uma técnica de massagem que veio do Japão, mas é baseada nos princípios da medicina chinesa. Defende que nosso bem-estar depende do bom fluxo de energia por caminhos que percorrem o corpo todo – os meridianos. Qualquer bloqueio pode gerar dor ou se transformar numa doença. “A massagem reequilibra a energia do órgão relacionado a cada ponto, melhorando a saúde física, mental e emocional. Porém não é indicada quando o fluxo menstrual é abundante ou durante a gravidez”, diz Daniel Luz, shiatsu-terapeuta e acupunturista da equipe de medicina tradicional chinesa do Instituto de Medicina Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ele ensina o jeito certo de fazer a automassagem: “Toque em pontos nas duas mãos e em ambas as pernas. Massageie cada um deles durante um minuto, com movimentos circulares, no sentido horário e com bastante pressão. O ideal é realizar a série três vezes por semana”. Para aliviar a TPM massegeaie esses quatro pontos-chave:


1. Ponto he gu, na base do V formado pela junção do indicador com o polegar.
2. Ponto tai chong, abaixo da base do dedão do pé, no V entre o dedão e o primeiro dedo, onde é possível sentir a pulsação.
3. Ponto san yin jiao fica quatro dedos acima da parte saliente do osso interno do tornozelo.
4. Ponto zu san li, quatro dedos abaixo do joelho do lado externo do osso da canela.



Aromaterapia
Sentir o aroma dos óleos essenciais ou massagear o corpo com eles é uma das maneiras mais simples e gostosas de diminuir o desconfortos da TPM e ainda ficar com o corpo perfumado e macio.

Os óleos podem ser usados na banheira (quatro ou cinco gotas), no chuveiro (uma gota na esponja com sabonete líquido), na massagem (uma ou duas gotas em 15 ml de óleo de semente de uva) ou no travesseiro (1 gota na lateral do travesseiro não muito próximo ao nariz). Use as essências uma vez por dia, na semana anterior à menstruação.

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