Image Map

17 abril 2014

Cronograma Capilar. Que bicho é esse?

Atualmente, é muito fácil conseguir os cabelos dos sonhos: morenas podem ficar loiras, crespas podem ficar lisas e por aí vai. No entanto, além de exigirem tempo e dinheiro, esses processos químicos danificam os fios, o que faz o resultado pós-salão durar pouco tempo.
Com a intenção de recuperar os fios, muitas mulheres apelam para o chamado cronograma capilar, um programa de quatro (que eu tô levando para a vida) semanas que reveza máscaras capilares com três finalidades: hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Embora seja comum encontrar blogueiras jurando de pés juntos que esse processo recupera os fios quimicamente danificados, não existe milagre.


"O tratamento queridinho das blogueiras tem fundamento: dá para melhorar os fios com hidratação, nutrição e reconstrução."

Antes de conhecer o cronograma, eu achava que o cabelo só precisava de uma coisa: ser hidratado, e usar os cremes de tratamento da moda. O cabelo precisa sim de hidratação, mas também precisa de nutrição e reconstrução periódicas e é exatamente isso que o cronograma propõe. Uma rotina de cuidados profundos.
Eu conheci o C.C. através de minha cunhada que entrou em transição, mas isso já é outra conversa, depois comecei a me interessar melhor pelo assunto, depois claro, de perceber os resultados adquiridos em menos de um mês de C.C.

Vamos conhecer cada etapa do cronograma com um resumo bem fácil de entender!


 




Veja agora alguns exemplos de máscaras que você pode usar em cada etapa!




 imagem da internet


  imagem da internet

 imagem da internet


Cada etapa pode ser enriquecida com ampolas que correspondam a cada uma delas. Desta forma você transforma uma simples máscara em uma super máscara.
Muitos dizem que somente com produtos profissionais se obtem resultados com o C.C., porém, isso não é totalmente uma verdade. Os resultados são obtidos sim com máscaras encontradas em famácias e supermercados, o sucesso não está no valor de cada produto e sim no cronograma em si.



Dicas !!!

- O ciclo não deve começar por reconstrução porque antes disso seu cabelo precisa estar hidratado;

- Para a hidrataçã você pode seguir no tempo que manda o fabricante, ou, se preferir, o seu tempo mesmo. Eu deixo agir por cerca de 5 minutinhos sem touca mesmo;

- Se lava o cabelo todo dia não é necessário a semana inteira utilizar mascara capilar, a não ser que queira, pode usar só shampoo e condicionador hidratantes;

- Fazendo o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger o cabelo de secador e chapinha usando thermo protetores;

- Aos poucos você vai perceber do que o cabelo precisa e assim pode esticar a semana só com hidratações e as reconstruções você pode diminuir dependendo das químicas que faz e se são sucessivas;

- Cabelos muito danificados, crespos e extremamente ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS, livres de silicones.


Esse gráfico resumi direitinho como é cada semana minha de C.C. Quando termino a semana começo a etapa novamente até completar 1 mês, depois começo tudo novamente.
 


Espero que tenham gostado da dica garotas. Qualquer dúvida estarei aqui, e se quiser acrescentar mais alguma informação fiquem a vontade!!! 


 

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa gostei demais do post, achei super explicativo e foi um dos melhores que li até hoje sobre o CC, foi ótimo você ter explicada a função de cada etapa, porque já várias pessoas falando dos benefícios do CC, mas nunca sobre o que acontece com os fios em cada uma das etapas. Queria muito fazer o cronograma, mas tenho muita preguiça de usar mascara toda vez que for lavar o cabelo hehe.

Beijão
pechinchacomestilo.com.br

Raff!ta disse...

Pra mim não foi dificil começar. Eu sempre deixo tudo que vou usar no cronograma dentro do box, desse jeito sempre fica a mão e adianta muito meu lado. Quanto a passar máscara todo dia não precisa, no dia que não for dia de C.C, vc usa um shampoo e condicionador somente!
Tente de organizar para começar seu CC é muito bom!!!